I made this widget at MyFlashFetish.com.

Muito mais NO DIVÃ COM JESUS

2leep.com
Toma Teu Trono by Ludmila Ferber on Grooveshark

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

DEPRESSÃO BIPOLAR e UNIPOLAR





Mat. 11. 28 a 30

Ninguém imaginava que em meio a tanto avanço tecnológico, científico e social, neste século proclamado de “Século das Luzes”, uma doença tão grave viesse a estragar a felicidade de milhões em todo o mundo: a depressão.
A depressão é um estado de espírito terrível, onde a pessoa perde seu senso de equilíbrio espiritual. Pode levar tanto à arte, quanto à morte. E como tal precisa ser diagnosticada, com medicamentos, psicoterapia e a ajuda divina.
Segundo a Associação Psiquiátrica Americana, basicamente há 2 tipos de depressão, com suas muitas nuâncias:
l) Depressão Unipolar- nela o portador não têm vontade de levantar, tomar banho, comer, do mesmo modo como não encontra prazer em nada, e tem visões desoladas e pessimistas do futuro. Perda de auto-estima, memória, atenção e pensamentos suicidas também fazem parte do quadro.
2) Depressão Bipolar- o portador oscila entre depressão e euforia. Às vezes é super pessimista e infeliz e noutro momento vê a vida ganhar colorido especial. Sua auto-estima excede aos limites, é tomado pôr uma intensa agitação física e mental, a ponto de seu pensamento não acompanhar a fala, dando origem à expressão truncada, pulando verbos e palavras. Na fase maníaca, a pessoa torna-se socialmente incoveniente ou têm propensão para envolver-se em atividades de risco, como negociações impróprias para sua condição financeira, e jogos de azar.
Muitos pensam que a depressão ajuda na criatividade pessoal e na formação de um bom artista. Isto é verdade em parte, pois o artista realmente possui um grande talento para captar emoções que a maioria das pessoas não conseguem. Mas a verdade é que a doença depressão torna a vítima improdutiva, inclusive portadora de pensamentos fatalistas. Estima-se que 60% dos l2 mil suicídios anuais registrados na França são cometidos pôr deprimidos não diagnosticados. E os artistas têm a probabilidade de cometerem suicídio 18% maior que a população em geral. Casos célebres de depressão constatada e pensamento fatalista são: o autor inglês Edgard Allan Poe, Dolores Duram- compositora carioca que inspirava suas canções no sofrimento, Ernest Hemingway- escritor americano, que cometeu suicídio em 1961, apesar de todo o sucesso literário que alcançou, e Ana Cristina César- poetisa carioca, que sempre se sentia deslocada do mundo, vivia profundas e intransponíveis crises existenciais, que a levou a se jogar de uma janela para à morte, aos 31 anos de idade.
Inúmeros fatores podem causar a depressão, sendo tanto físicos como emocionais, econômicos e sociais. Deficiência química nas reações normais do corpo, acidentes vasculares cerebrais, distúrbios na glândula Tireóide, desequilíbrios hormonais e doenças fatais como Aids e Câncer podem desencadear a depressão. A hereditariedade também desempenha um papel importante pois, 50% dos deprimidos bipolares têm pelo menos l dos pais com o mesmo problema. A falta de dinheiro, a corrida extressante do dia a dia, a extrema cobrança da família e da sociedade para que desempenhemos bem nossos papéis, como as frustrações que disto advém são também fatores decisivos. Pior é quando a pessoa não é compreendida ou aceita pela família, ou sua doença é taxada de “frescura”, “manha” ou mesmo, “coisa de artista”. Tais preconceitos empurram o doente para mais perto do abismo, criando para ele uma situação de quase não mais volta.
No Brasil 30 milhões de pessoas sofrem de depressão, em diferentes níveis, sendo que 12% destes o caso é tão severo que requer tratamento com medicamentos, e até internação. Os números indicam que solteiros, divorciados, viúvos e pessoas que não encontraram realização profissional e pessoal são as primeiras vítimas da doença. Preocupante porém é que hoje há milhares de adolescentes, e jovens na faixa de l2 a l8 anos  deprimidos. Devido á situação financeira da família, separação dos pais e falta de segurança própria estão se arrastando pela vida.
Veja agora se você é deprimido, e talvez precise de ajuda, respondendo ao seguinte teste, com muita sinceridade:
1.            Seu humor é deprimido e irritável- no caso de jovens- na maior parte do dia, segundo te dizem seus pais e amigos?
2.            Seu interesse ou prazer é pequeno em todas ou quase todas as atividades diárias?
3.            Perde ou ganha peso significativo, isto é, mais de 5 % do peso total do corpo, em l mês, sem dieta especial?
4.            Tem insônia ou sono exagerado? Agitação ou vagarosidade excessiva? Sente-se normalmente cansado?
5.            Tem sentimentos de inutilidade ou culpa, bem altos, sem fundamento qualquer para assim pensar e sentir?
6.            Capacidade de raciocínio e concentração bem diminuídas ultimamente?
7.            Pensamentos suicidas, tentativas de suicídio ou planos específicos para cometê-lo?
8.            Se você apresenta, quase que diariamente, pôr um período superior a duas semanas, pelo menos 5 dos 9 sintomas acima, procure um médico. Você precisa de ajuda.
  
Agora não se esqueça: a depressão é, antes de tudo, uma exigência de renovação interior. Aceite os tratamentos médicos necessários à sua recuperação, mas acima de tudo procure o grande médico Jesus. Talvez você hoje esteja meio lá em baixo porque O abandonou. O ser humano só pode ser realmente feliz se aceita a Jesus como seu Salvador e segue Suas Leis morais e de saúde. Vá hoje, agora ao divã de Jesus. Ele deseja te dar paz e prazer ao coração. É dEle a promessa: “Lançai sobre vós o meu jugo e aprendei de Mim, e achareis descanso para vossas almas”.
 Globo Ciência 2000
 Pr. Marcelo Augusto de Carvalho 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário